outubro 05, 2008

Maputo City

Bem..
Se falei de Aveiro pra malta de Moçambique.. agora tenho que falar de Maputo para a malta de Portugal.

A antiga Lourenço Marques é um bocadito maior que Aveiro.. Coisa pouca.. :)

Tem cerca de 1.800.000 habitantes (os dados não são muito específicos, mas rondam esse valor). É uma cidade em constante evolução, capital de Moçambique onde se centram algumas grandes empresas.

O português é a língua oficial. No entanto, existem muitos dialectos utilizados principalmente pela gente mais pobre. A cultura portuguesa é bastante forte nesta cidade, mas existem também grandes influências árabes, indianas e chinesas. CORRECÇÃO.. Afinal enganaram-me.. não são dialectos.. são mesmos línguas que cada província tem. E não são só os mais pobres.. Qualquer pessoa sabe ou poderá saber a língua da província, além do português, claro!! Leila.... Satisfeita?? Ah Ah.. Thanks pela dica!! Ou não fosses tu licenciada em línguas!! lolol

No que toca à religião existe uma grande percentagem de muçulmanos. Pelo menos eu estou rodeada deles e até já sei muita coisa sobre esta religião. Costumam-me dizer que qualquer dia me converto..... Isso é que tenho muitas dúvidas.

Há coisas interessantes na religião e o saber nunca ocupa lugar. Sempre actualizo a minha cultura geral.

Esta cidade deixa a desejar no que respeita a praias. A praia da Costa do Sol está degradada e quase já não tem areal. Não se vê muita gente a fazer praia nesta cidade. Apenas uns kiters a usufruir do vento que se faz sentir.

As boas praias existem sim.. mas fora da cidade.. Vou ter oportunidade de conhecer, espero... Bilene, Ponta D'Ouro, Macaneta, Xai-Xai, Bazaruto, e por aí!!! Se calhar algumas fazem parte de Maputo (não faço ideia), mas ficam um pouco distantes.

Recentemente construiram um Centro Comercial onde existe de tudo um pouco. Já não é preciso ir à vizinha África do Sul fazer o rancho (compras para o mês).. Já é possível encontrar tudo nesta cidade. Maningue Nice!!

Ficam algumas fotos da cidade (também da net), as minhas foram-se... Mas, vou ter oportunidade de tirar muitas e actualizar..

Marisco em abundância...


O famoso Mercado do Peixe. Primeiro escolhemos o peixe fresco e depois este é cozinhado.


A praia da Costa do Sol

Uma vista panorâmica da cidade!


Sem comentários: