dezembro 30, 2008

Santiago

Quando a cabeça não tem juízo.... o corpo é que paga, não é?? Já devem ter ouvido isto em qualquer lado.
Pois... aqui a menina, não tinha mais nada que fazer e então decidiu fazer o Caminho de Santiago a pé.... claro.... de Valença a Santiago (cerca de 120km)..
Primeiro dia.. assim começa a aventura no dia 26 de Dezembro... estratégia para ver se perdem as calorias dos bombons e do bolo-rei.. Ahahahah...
Uma manhã a correr bem, com cerca de 5horas a andar... uns 20km.. nada mau, hein??? Pois bem.. paramos então para o almoço de guerreiro e.. nisto um pé aberto.... Ai ai ai!!!! Puxa.... assim não é fácil... Uma tarde que começa com uma dores que só visto... o ritmo, que até aqui era fluido... passou a ser um sacrifício... :(
Andar em cima de um pé aberto... não é nada fácil... Pois bem.. passados uns km chegamos a um albergue... ainda me perguntaram se queria andar mais 7km até ao próximo.....
Claro que respondi: "NÃOOOOOOOOOOOOOOOO".... Quero é uma cama para me esticar.... :S E, assim foi.... um descanso merecido... Ficamos pelos 23km (+/-)...
Segundo dia... começa bem cedo, às 7h30 acordamos.. e às 8h aí vamos nós... rumo a mais um dia... já com um pé ligado!!! Com um pouco de esforço aí vamos nós... caminho acima... Mas.. com um pé assim... o que se faz?? Esforça-se o outro.. Pois bem.. E, como se não bastasse... umas bolhas no outro pé... e um gémeo magoado...
Foi o dia mais difícil de TODA A MINHA VIDA!!!! Estava de rastos... e não via a hora de parar.. Mesmo assim, ainda conseguimos fazer cerca de 27km.... até ao Albergue.. que por sinal.. estava fechado para Obras... Socorrrooooooooooooooooooo!!!!! O próximo ficava a 17km.. ou seja... ESQUECE..... Encontramos um Hotel e aí ficamos nós.... no repouso dos deuses...
Tivemos que sair para jantar... acho que eu andava a 0,005Km/h... mal me conseguia mexer.. os pés parece que tinham os tendões todos fora do sítio.. puxa.. é lixado quando queremos andar e o corpo não corresponde!!! :(
Pois bem.. depois do jantar recebi umas massagens nos músculos... da minha irmã... foi para isso que ela foi.. Ah ah ah ah.... O Tiago sabia falar espanhol... e ela a massagista de serviço... resumindo... EU era a única PEREGRINA!!! A única que estava verdadeiramente em sacrifício, e que sacrifício... ;)
Terceiro dia.. ligaduras nos dois pés... e aí vou eu... Meu Deus... mal consigo andar.. Mas... com o aquecimento pode ser que melhore... Qual quê.. cada vez pior.. as lágrimas já me escorriam pela cara... além do meu ritmo super lento... estava a atrapalhar os outros... então.. o melhor foi mesmo voltar para casa, com muita pena minha.. Mas.. teve mesmo que ser.. :(
No dia seguinte voltei a ir ter com eles.. mas de carro mesmo... :) E fui até Santiago... Pelo menos ver a praça e a catedral.. Vale a pena.. :) Além de todo o sacrífico.. estavam uma temperaturas horríveis... até gelo havia na estrada..
Mas.. a vida é feita destas coisas... Mais uma aventura no livro da Miss Turbo, que desta vez não teve nada de turbo........ Ohhhhh....
As caras de felicidade mostram que ainda só tinhamos percorrido 2metros.. hehe
O início do Camiño Português... a placa diz que faltam 115Km.. Socorroooooo!!!!
No primeiro e único albergue em que dormi... Aqui é o início do 2.º dia...

Um pequeno almoço à grande... puxa... para aguentar umas horas de esforço...

Há caminhos... e caminhos.....

Quando o corpo começa a mostrar algumas dores... há que inventar um pouco para a dor não ser tão grande... :)... qual caranguejo...
Depois de uma paragem para colocar as ligaduras todas.. a foto de família.. hehe

Os resistentes no último dia de penitência.... Mas... chegaram ao fim.. Parabéns.. :)


A Catedral lindíssima... Sempre cheguei... embora de carro!!! :(

Sim... sou mesmo eu... Já depois de um banho e roupa nova... Sim.. pois andar 3 dias com a mesma roupa... é de loucos!!!!

beijos e abraços....

Liliana

2 comentários:

Pearl disse...

Ena que aventura! digna de Moçambique... hahahaha
A miss turbo, não descansa!!!
Espero que os teus pés já estejam repousados... e agora, onde vai ser a passagem de ano???

:o)))***

Anónimo disse...

Olá! Lindas imagens :). Ainda bem que a viagem correu bem! Eu já fui a Santiago de Compostela e achei lindo, mas não fui a pé. E para a proxima mais vale levares pé-elástico, pelo que dá menos trabalho a colocar no pé. beijos e um Bom Ano de 2009!