janeiro 24, 2012

Obrigada Mantorras

Graças ao Mantorras, aqui a menina não pode "trocar" a carta de condução portuguesa pela angolana... Mai nada!!

Convém dizer, aos que desconhecem estes factos, que até final de 2011 era possível "trocar" a carta de condução portuguesa pela angolana, para os portugueses com visto de trabalho válido para Angola poderem conduzir neste país, ao fim de 90 dias de estadia em Angola. Pois, era um processo burocrático de preenchimento de formulário, entrega de uns documentos, umas fotos, pagamento de cerca de 25 Euros e, voilá, ao final de uns 4 ou 5 meses (sim, depois de 90 dias) a carta era emitida. E, a malta poderia conduzir feliz e contente.... 
Ao que parece tudo mudou em 2012... a saber...

No Sábado, lá fui eu e a F., todas catitas, à DGV da Maianga City, com a documentação em mão a fim de tratar da nossa "carta de condução angolana". Ora que nos dirigimos ao balcão e:

- Nós: É aqui que se trata da "troca" da carta de condução?
- O moço da DGV: É sim, mas, vocês são portuguesas?
- Nós: Sim, somos (aqui já fiquei com a pulga atrás da orelha).
- O moço: Pois, à cerca de 6 ou 7 dias o procedimento "normal" de troca de carta portuguesa por angolana mudou.
- Nós: Ai sim? E então?
- O moço: Lembram-se da história do Mantorras e da carta de condução?
- Nós: Sim, lembramos (aqui já estava a ver a minha vida a andar para trás).
- O moço: Pois, como vocês (nós, os tugas) não facilitam os procedimentos aos angolanos lá na Tuga, nós também alterámos os procedimentos aqui, para ver se vocês facilitam. Por isso, agora, para ter carta de condução angolana só mesmo fazendo exame. Inscrever-se, ficar uns meses à espera, e fazer o exame.
... (aqui verificámos que os boatos que tínhamos ouvido, afinal não eram boatos) ...
- Nós: Está a brincar connosco, certo?
- O moço: Não... Mas, ainda não existe legislação sobre isto. Aconselho-vos a passarem a palavra aos "tugas que estão na tuga" para facilitarem o "mambo" aos mangolês, e, depois disso, nós facilitamos também. Tudo depende de vocês...

Bem, não me vou adiantar mais... Ainda demos umas boas gargalhadas.. O rapaz até era simpático... Mas, que isto dá para rir, dá....
Resumindo, dentro de sensivelmente 75 dias ficarei a conduzir ilegalmente em Angola, com a carta de condução portuguesa... Mas, também não há legislação sobre isso... Muito bem... Como se diz por cá... "Fazer mais como???"


Obrigada Mantorras (ahhhh, o episódio do Mantorras aconteceu em 2004, se não estou enganada)...

13 comentários:

Lebasiana disse...

Sabes qual foi a minha primeira reacção? Ir espreitar a minha carta angolana!

Felizmente é válida até 2020! Já me safei! LOL!

Isto é mesmo verdade?! LOL

Beijinhos

camaleoa disse...

@ Lebasiana... pois, e eu que podia ter tratado em 2011 mas.... adiei.. agora estou lixada... é mais uma coisinha para as "gasosas" que tanto sou contra... Mas, fazer mais como, né?? Só visto!!! Tás safa.. :)
Bjs***

Patita disse...

E uma carta angolana cá em Portugal? Segundo o IMTT é preciso declaração da embaixada angolana em como a carta é válida, 2 ou 3impressos, pagamento de taxas, fotografias, atestado médico passado pelo médico de familia por via de um impresso que tens que comprar no INCM. E depois? Exame de código e de condução...
Ainda bem que aí não é como cá! Já viste se fosse?
As boas noticias? Está para ser publicada a lei que permite a troca directa da carta. Com Moçambique já está. Pode ser que aí depois tb permita.
bjs!

Anónimo disse...

Ó "patroua", contrata "chauffeur" Angolano...

;)

PS: Parece que já estou a imaginar:

- Camaleoa: Jeremias , apetecia-me algo...

- Jeremias: Sinhora, tumei a libérdadi di trazer umas restos di calulu di Peixi na nossa janta di onti...

Camaleoa - OH, Jeremias!!!

Anónimo disse...

Eu ainda fui a tempo e pedi a minha no início de Dezembro... de 2010!!! Estou só a aguardar que saia, ya?

camaleoa disse...

@ Patita... Pois, aqui estão a fazer exactamente o mesmo que em Portugal... Cá se fazem, cá se pagam.. podiam era ter esperado uma semanita para eu conseguir a minha... hehe... :o)))

@ Maria Inês... Dezembro 2010?????? Seriously?????????? Tá vir ya?? Sem maka... haha

Ana C. Martins disse...

Estas histórias.. ei-la! dá para rir... mas olha conduz lá , nao me parece também que eles se chateiem muito.
=) cheguei ao teu blog agora mas tou curiosa para saber que anda uma tuga a fazer nas Africas que eu gostava tanto de ir também...:) vou continuar a ler

* esta tuga anda na grécia at moment not for ever!

camaleoa disse...

@ aNa... o pior é que eles chateiam mesmo... Mas, isso são outros quinhentos.. :o)
Welcome ao meu cantinho.. serás sempre bem recebida. Pois.. e eu não me importava nada de ir agora para um sítio um pouco mais civilizado.. Isto tem as suas vantagens mas, também cansa.. Pelo menos Angola.. Preferia outro país de Africa.. mas, é o que temos para já.. Grécia não conheço.. Aiiinda.. Mas, espero conhecer em breve...

Bjs**

Ana C. Martins disse...

Olha entre Grécia e Angola não sei qual é mais civilizado (estou a brincar), nem deves estar bem a par do que acontece aqui, mas na verdade este país é uma luta. é tudo tão desorganizado, ninguém quer saber, ninguém se importa com nada, o trabalho cansa, as regras chateiam. Vá diferentes culturas é sempre bom conhecer, apesar disso tudo, aconselho que venhas cá porque é muito bonito. Viver é como dizes outros quinhetos.. o mundo é uma aventura!

:)

Ana C. Martins disse...

Olha entre Grécia e Angola não sei qual é mais civilizado (estou a brincar), nem deves estar bem a par do que acontece aqui, mas na verdade este país é uma luta. é tudo tão desorganizado, ninguém quer saber, ninguém se importa com nada, o trabalho cansa, as regras chateiam. Vá diferentes culturas é sempre bom conhecer, apesar disso tudo, aconselho que venhas cá porque é muito bonito. Viver é como dizes outros quinhetos.. o mundo é uma aventura!

:)

camaleoa disse...

@ aNa... calma, ainda estou a acabar de rir... Hahahahahaha....
Fiquei-me na tua primeira frase..
"Olha entre Grécia e Angola não sei qual é mais civilizado (estou a brincar)"... pois... mas nem a brincar... isto não tem comparação possível com nada neste Mundo.. neste e no outro... Hahahahahaha... Não é Angola, é Luanda, que é um mundinho à parte... :o))

Anónimo disse...

Fui trocar a carta angolana para portuguesa ate ai td Bem. So que Dei entrada 11/02/2011 ate 28/11/2011 nem para exame de codgo nem conduçao 21 de novembro 2011 tirei os

Unknown disse...

Eu estou com o problema no lado oposto. Mas sou português, quando estava em Angola tirei a carta com exame e tudo mais e agora estou em Portugal e não me deixam trocar pela portuguesa. Porquê? Porque a DNVT (e não DGV) não me envia a papelada a confirmar que a carta é autentica para a embaixada de Angola cá... ou seja eles mesmos é que estão a atrasar o processo... incompetencia a dobrar